domingo, 23 de março de 2025

1º TRIMESTRE - PRINCÍPIOS DA EJA



Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) em relação à Educação de Jovens e Adultos, nos artigos 37 e 38 estão elencados: “oportunidades educacionais apropriadas”, segundo as características do alunado; mero estímulo genérico, pelo Poder Público, a ações que mantenham o trabalhador na escola; exames (supletivos e de aferição de conhecimentos e habilidades informais). As Diretrizes Curriculares Nacionais abrangem os processos formativos da Educação de Jovens e Adultos como uma das modalidades da Educação Básica nas etapas dos ensinos fundamental e médio, nos termos da LDBEN 9394/96.

A identidade própria da Educação de Jovens e Adultos (modalidade da Educação Básica) considerará entre outras: as situações, os perfis dos estudantes, as faixas etárias desse alunado. Além disso, considerará:

1. O Princípio da Equidade (a distribuição específica dos componentes curriculares a fim de propiciar um modelo igualitário de formação e restabelecer a igualdade de direitos e de oportunidades face ao direito à educação);

2. O Princípio da Diferença (a identificação e o reconhecimento da alteridade própria e inseparável dos jovens e dos adultos em seu processo formativo, da valorização do mérito de cada qual e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores);

3. O Princípio da Proporcionalidade (a disposição e adequação dos componentes curriculares face às necessidades próprias da Educação de Jovens e Adultos com espaços e tempos nos quais as práticas pedagógicas garantam aos seus estudantes identidade formativa comum aos demais participantes da escolarização básica);

____// _____

NÃO É UM PRINCIPIO:

4. A Proposição de Modelo Pedagógico Próprio (apropriação e contextualização das diretrizes curriculares nacionais).

Devemos lembrar que, o aluno da Educação de Jovens e Adultos já desenvolve os conteúdos, se envolvendo nas práticas sociais. Falta-lhe sistematizar. A dimensão política e social deve fazer parte das discussões em aula a partir do momento em que o interesse do jovem e do adulto, trabalhador ou não, é estar engajado e participante no contexto social e cultural em que está inserido.

“Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade”. Paulo Freire

Ref: MANFREDI, Silvia Maria. Política: educação popular. São Paulo. Ed. Símbolo. 1978.

Por Amélia Hamze
Profª. da FEB/CETEC
ISEB/FISO

segunda-feira, 17 de março de 2025

TRABALHOS, DATAS E PONTUAÇÃO

 

TURMA 3001

 

EXPOSIÇÃO/OFICINA

Mulheres que fizeram História

4,0

3ª FEIRA 01/04

HORÁRIO DE FTMEJA

PESQUISA

Políticas Públicas

2,0

TRABALHO EM SALA

3,0

 

18/03

01/04

PROVA

(Semana de 07 a 11 de abril)

FTMEF

x

 

x

X 3,0

PDAE

x

x

 

X 4,0

FTMEJA

x

x

 

X 4,0

 

 

 

 

 

 

Turma 3002

 

EXPOSIÇÃO/OFICINA

Mulheres que fizeram História

4,0

2ª FEIRA 31/03

TARDE

PESQUISA

Políticas Públicas

2,0

PROVA

(Semana de 07 a 11 de abril)

PDAE

X

X

X4,0

FTMEJA

X

X

X 4,0

 

 

 

 

 

 

 

 

 STANDES

Grupo 1 

( grupo Isabelly Maia) Exposição sobre a importância do tema e sua presença nos documentos oficiais. Todos do grupo devem participar. Cartaz sobre a importância e informação sobre os documentos.

Material para elaborar cartazes:

EMBASAMENTO LEGAL

Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos

 LEI Nº 14.986, DE 25 DE SETEMBRO DE 2024

Vigência

Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para incluir a obrigatoriedade de abordagens fundamentadas nas experiências e nas perspectivas femininas nos conteúdos curriculares do ensino fundamental e médio; e institui a Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História no âmbito das escolas de educação básica do País.

O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), passa a vigorar acrescida do seguinte art. 26-B:

“Art. 26-B. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados, é obrigatória a inclusão de abordagens fundamentadas nas experiências e nas perspectivas femininas nos conteúdos curriculares.

Parágrafo único. As abordagens a que se refere este artigo devem incluir diversos aspectos da história, da ciência, das artes e da cultura do Brasil e do mundo, a partir das experiências e das perspectivas femininas, de forma a resgatar as contribuições, as vivências e as conquistas femininas nas áreas científica, social, artística, cultural, econômica e política.”

Art. 2º Fica instituída a Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História, campanha a ser realizada anualmente na segunda semana do mês de março nas escolas de educação básica do País.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor no ano subsequente ao de sua publicação. 

Brasília, 25 de setembro de 2024; 203º da Independência e 136º da República. 

GERALDO JOSÉ RODRIGUES ALCKMIN FILHO
Macaé Maria Evaristo dos Santos
Aparecida Gonçalves

Este texto não substitui o publicado no DOU de 26.9.2024

 Alteração na LDB

Art. 26-B. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados, é obrigatória a inclusão de abordagens fundamentadas nas experiências e nas perspectivas femininas nos conteúdos curriculares.     (Incluído pela Lei nº 14.986, de 2024)     Vigência

Parágrafo único. As abordagens a que se refere este artigo devem incluir diversos aspectos da história, da ciência, das artes e da cultura do Brasil e do mundo, a partir das experiências e das perspectivas femininas, de forma a resgatar as contribuições, as vivências e as conquistas femininas nas áreas científica, social, artística, cultural, econômica e política.       (Incluído pela Lei nº 14.986, de 2024)     Vigência

 

SITE DO MEC - MINISTÉRIO DAS MULHERES  - REPORTAGEM: https://www.gov.br/mulheres/pt-br/central-de-conteudos/noticias/2024/setembro/governo-federal-cria-semana-de-valorizacao-de-mulheres-que-fizeram-historia

Grupo 2 3 4

(grupos de Diego, Jullia e Giovana de Lima) Exposição de cartazes com duas personalidades. Os cartazes devem conter fatos, fotos, imagens e contribuições dessas mulheres na sociedade.

Seguem links para escolher duas personalidades

MULHERES QUE FIZERAM HISTÓRIA NO BRASIL NA EDUCAÇÃO...

https://porvir.org/20-mulheres-revolucionaram-revolucionam-educacao/

QUE FIZERAM HISTÓRIA PARA INSPIRAR...

https://studiopipoca.com/blogs/novidades/10-mulheres-brasileiras-que-fizeram-historia?srsltid=AfmBOopkK1bVOgnlHqc6I-_gMwYA8dA2Kf43TpuuzdvhQ5XphDuviGGM

https://studiopipoca.com/blogs/novidades/mais-10-mulheres-brasileiras-que-fizeram-historia-para-te-inspirar?srsltid=AfmBOoqNRrmF6Ya-Jzit92rMH9Onlyp3vhwhAx6Am_j149Ciohv4hk0C 

https://www.desenvolvimentoartistico.com/single-post/10-mulheres-que-fizeram-hist%C3%B3ria-no-brasil

QUE FIZERAM HISTÓRIA NO BRASIL E NO MUNDO

https://www.mercatusjornal.com.br/cultura/8-de-marco-conheca-mulheres-que-fizeram-historia-no-brasil-e-no-mundo/

 

Grupo 5 6 

(grupo de Evelyn e Helloar) Espaço para Oficina – A mulheres que marcam ou marcaram minha vida.

Os grupos devem providenciar material (canetinha, lápis preto, lápis de cor, tesoura, cola etc)

Distribuir uma folha ofício com borda e layout com espaço para desenhar a mulher que cada visitante considera marcante em sua trajetória de vida e espaço para escrever sua importância. O visitante pode colocar (caso queira) seu nome – assinatura e turma.

Todo material elaborado poderá virar um livrinho ou um varal no corredor da escola.

Grupo 7

 (grupo da Estela) Operacionalização

GRUPO RESPONSÁVEL PELA ORGANIZAÇÃO, ARRUMAÇÃO E ORNAMENTAÇÃO DA SALA

CONTACTAR PROFESSOR (COM ANTECEDÊNCIA) QUE TENHA DISPONIBILIDADE PARA TRAZER SUA TURMA

ENTREGAR CONVITE PARA O PROFESSOR COM O NOME DA EXPOSIÇÃO, OBJETIVO, DIA, HORÁRIO E LOCAL

RECEPCIONAR OS VISITANTES (ELABORAR LISTA DE ASSINATURA), ORGANIZAR A FILA

ENCAMINHAR, DISTRIBUINDO OS VISITANTES DENTRO DA SALA PARA QUE NÃO FIQUEM TODOS EM UM STANDE

CONVERSAR COMA DIREÃO SOBRE A POSSIBILIDADE DE EMITIR UM CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.


TURMA 3003

 

EXPOSIÇÃO/OFICINA

Mulheres que fizeram História

4,0

3ª FEIRA 1º/04

MANHÃ

PESQUISA

Políticas Públicas

2,0

TRABALHO EM SALA

3,0

 

20/03

03/04

PROVA

(Semana de 07 a 11 de abril)

FTMEF

X

 

X

X 3,0

PDAE

X

X

 

X 4,0

FTMEJA

X

X

 

X 4,0

 

 

 

 

 

 

TURMA 3004

 

EXPOSIÇÃO

Mulheres que fizeram História

4,0

2ª FEIRA 31/03

MANHÃ

PESQUISA

Políticas Públicas

2,0

TRABALHO EM SALA

3,0

 

24/03

31/03

TARDE

PROVA

(Semana de 07 a 11 de abril)

FTMEF

X

 

X

X 3,0

FTMEJA

X

X

 

X 4,0

 

 

 

 

 

 TURMA 3004

APROVEITANDO O TRABALHO INICIADO PELA PROFESSORA DE ATELIÊ PEDAGÓGICO, CONTINUARES A PESQUISA DAS PERSONALIDADES FEMININAS QUE SE DESTACARAM NA CIÊNCIA POR SUAS PARTICIPAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES À SOCIEDADE.

OBJETIVO

APRESENTAR A VALORIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA SOCIEDADE

PROMOVER O SOCNHECIMENTO HISTÓRICO

PERCEBER QUE O RESPEITO, A SOLIDARIEDADE E A LIBERDADE SÃO VALORES QUE SUSTENTAM A VIDA EM SOCIEDADE.

STANDES

8 GRUPOS FARÃO A APRESENTAÇÃO DE UMA PERSONALIDADE FEMININA COM CARTAZ E EXPOSIÇÃO DE OBJETOS

CARTAZ – FOTOS E FATOS HISTÓRICOS, ASSIM COMO, DADOS (NOME, ONDE NASCEU ETC.) O GRUPO DEVE CONVERSAR COM OS VISITANTES APRESENTANDO A PERSONALIDADE ESCOLHIDA. TODOS DO GRUPO DEVEM FALAR, POR ISSO, PESQUISEM. TRAGAM MATERIAL.

OBJETOS – O GRUPO PODE ELABORAR, CONFECCIONAR ALGUM OBJETO PARA DEMONSTRAR A PESQUISA OU DESCOBERTA DA PERSONALIDADE PESQUISADA.

OBSERVAÇÃO – SE ALGUÉM DO GRPO QUISER, PODERÁ SE CARACTERIZAR.

DAR UMA LEMBRANÇA PARA OS VISITANTES. SUGESTÃO: MARCADOR DE LIVRO, FLOR DE DOBRADURA ETC. NÃO PODE SER, ABSOLUTAMENTE, NADA DE COMER: BALA, DOCE...

 1 grupo OPERACIONALIZAÇÃO

GRUPO RESPONSÁVEL PELA ORGANIZAÇÃO, ARRUMAÇÃO E ORNAMENTAÇÃO DA SALA

CONTACTAR PROFESSOR (COM ANTECEDÊNCIA) QUE TENHA DISPONIBILIDADE PARA TRAZER SUA TURMA

ENTREGAR CONVITE PARA O PROFESSOR COM O NOME DA EXPOSIÇÃO, OBJETIVO, DIA, HORÁRIO E LOCAL

RECEPCIONAR OS VISITANTES (ELABORAR LISTA DE ASSINATURA), ORGANIZAR A FILA

ENCAMINHAR, DISTRIBUINDO OS VISITANTES DENTRO DA SALA PARA QUE NÃO FIQUEM TODOS EM UM STANDE

TURMA 3005

 

EXPOSIÇÃO/DINÂMICAS

Combate

Ao Bullying, Cyberbullying e prevenção de Violência nas escolas

4,0

4ª FEIRA 02/04

MANHÃ

PESQUISA

Políticas Públicas

2,0

TRABALHO EM SALA

3,0

 

17/03

31/03

PROVA

(Semana de 07 a 11 de abril)

FTMEF

X

 

X

X 3,0

FTMEJA

X

X

 

X 4,0

 

 

 

 

 

 Orientações e material:

16 alunos de outra turma. turma 3005 dividida em 7 grupos. 

https://ftmef3iecd2025.blogspot.com/2025/02/postagem-em-construcao.html  

https://ftmef3iecd2025.blogspot.com/2025/03/previsao-de-atividade-semana-de-combate.html

TURMA 3006

 

CAMPANHA DO ABRAÇO

Combate

Ao Bullying, Cyberbullying e prevenção de Violência nas escolas

4,0

5ª FEIRA

MANHÃ

HORÁRIO DO RECREIO

03/04

 

PESQUISA

Políticas Públicas

2,0

TRABALHO EM SALA

3,0

PROVA

(Semana de 07 a 11 de abril)

FTMEF

X

 

X

X 3,0

FTMEJA

X

X

 

X 4,0

 

 

 

 

 

Campanha do abraço

Objetivo

Sensibilizar os alunos para valores como empatia e respeito;

Combater, através da exposição e distribuição de material, a violência no espaço escolar.

Valorizar a amizade, o diálogo e a saúde emocional;

Conhecer, cientificamente, a importância do abraço.

Grupo 1 (grupo do Arthur)

Exposição de cartazes sobre o dia do abraço, como rugiu. Sua importância e benefícios comprovados cientificamente

Grupo 2 ( grupo da Bianca) 

Oferecer abraços

Com uma plaquinha "Você aceita um abraço?", visitar espaços da escola e oferecer abraços, corações com mensagens.

Grupo 3 (grupo ___________________)

Stande do abraço. No pátio, montar um espaço oferecendo abraço. A partir de um cartaz com diversos tipos de abraço, as pessoas podem escolher qual abraço querem receber)


Grupo 4 (grupo da Joyce)
Distribuição de olas de aniversário com mensagens de otimismo dentro.

Grupo 5 e 6 (grupo de ____________________)
Stande das emoções. Potinhos com emoções positivas, sentimentos bons. Distribuir.
Pode ser de latinha ou plástico. Não usar vidro. Nos potinhos colocar palavrinhas, mensagens em papel colorido, dobradinhos (amizade, esperança, gratidão, fé, perseverança, alegria, respire fundo, olhe o sol, ouça uma música, amor, perdão, faça o bem sem olhar a quem...)

Sugestão: Colocar música no pátio. Músicas que falem de amizade, respeito, alegria, vida, recomeço, esperança etc.




2º TRIMESTRE - BREVE HISTÓRICO DA EJA NO BRASIL

  Histórico da EJA no Brasil Ao pensar a Educação de Jovens e Adultos, é preciso levar em consideração a trajetória histórica da modalidad...