domingo, 23 de fevereiro de 2025

1º TRIMESTRE - DIRETRIZES CURRICULARES DA EJA E CURRÍCULO ESCOLAR

 

COMO A EJA FUNCIONA

Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos e currículo escolar. 

DIRETRIZES OPERACIONAIS
São normas e critérios políticos, pedagógicos, administrativos e financeiros com fundamentos legaisServem para orientar a organização das escolas em função da operacionalização, em função do ensino etc.Regulamentada pelo município, estado e governo federal na educação básica.

O Ministério da Educação homologou, em maio de 2021, a Resolução nº 01/2021, que instituiu as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Educação de Jovens e Adultos a Distância. A homologação ocorreu após as novas diretrizes terem sido aprovadas por unanimidade no Conselho Nacional de Educação.

Também foram instituídas por meio da Resolução diretrizes em relação:

à duração dos cursos e à idade mínima para ingresso;
à forma de registro de frequência dos cursos;
à certificação para os exames de EJA;
à oferta com ênfase na educação e aprendizagem ao longo da vida; e
à flexibilização de oferta para que se compatibilize com a realidade dos estudantes, e o alinhamento da elevação da escolaridade com a qualificação profissional.

Para o MEC, a homologação (RECONHECER OFICIALMENTE) dessa Resolução traduz em validade as novas diretrizes operacionais da EJA, sendo uma norma complementar, ou seja, alinha os seus princípios aos mandatos da BNCC e a outras normas educacionais(DCN PARA EJA, LDB, PNA etc.) propostas nas políticas de educação do país.

O CAMINHO DE UMA DIRETRIZ CURRICULAR
(CURIOSIDADE)



(imagem da Internet)


CONTINUAÇÃO COMO A EJA FUNCIONA

Vale dizer que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica assegurada como direito ao alunado que não conseguiu usufruir dos direitos de aprendizagem propostos pela educação básica na idade própria, ou seja, àqueles que iniciaram ou interromperam o seu processo educativo escolar.
Ela possui identidade própria, pautada pelos princípios de equidade, diferença e proporcionalidade; pelas funções reparadora, equalizadora e qualificadora e suas políticas educacionais mais expressivas têm seu início com a Constituição Federal de 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2º TRIMESTRE - BREVE HISTÓRICO DA EJA NO BRASIL

  Histórico da EJA no Brasil Ao pensar a Educação de Jovens e Adultos, é preciso levar em consideração a trajetória histórica da modalidad...