quarta-feira, 14 de maio de 2025

2º TRIMESTRE - IDEAIS CENTRAIS SOBRE PRINCÍPIOS E FUNÇÕES DA EJA

 FUNÇÕES


SÃO AS TRÊS DIMENSÕES EM QUE A EJA REALIZA SEU PAPEL, SEJA:

REPARADORA- Se entendemos que o aluno da EJA já enfrentou situações de discriminação social ou limitação de seus direitos cidadãos, esse princípio vai além da adoção de estratégias pedagógicas e institucionais. Pensar uma educação reparadora é pensar também na criação de mecanismos de apoio, metodologias flexíveis e políticas de acolhimento que possibilitem a continuidade dos estudos pelo tempo necessário para a conclusão da formação escolar, respeitando as trajetórias individuais.

CORRIGINDO DESIGUALDADES HISTÓRICAS

GARANTINDO ACESSO À ESCOLA E A EFETIVA INCLUSÃO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES

EQUALIZADORA - A verdadeira equidade educacional não poderia partir da suposição de que somente a convivência em um espaço comum garante as mesmas oportunidades de aprendizado para todos. Promover a função equalizadora implica considerar essas diferenças e desenvolver estratégias pedagógicas que assegurem a todos os recursos necessários para superar desafios de aprendizagem e alcançar o pleno desenvolvimento acadêmico e pessoal.

GARANTINDO A PROMOÇÃO DA IGUALDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

GARANTINDO A EQUIDADE NA APRENDIZAGEM

QUALIFICADORA - criar condições para que os alunos desenvolvam suas potencialidades e ampliem suas perspectivas de vida — no campo profissional ou em quaisquer outros de seu interesse.

DEFINIDA PELAS DCNS COMO FUNÇÃO PERMANENTE

GARANTINDO EDUCAÇÃO CONTÍNUA E TRANSFORMADORA ACESSÍVEL EM QUALQUER FASE DA VIDA

GARANTIA DE QUE OS ESTUDOS SEJAM RETOMADOS, INICIADOS OU RESSIGNIFICADOS

As três funções da EJA — reparadora, equalizadora e qualificadora — se complementam, orientando práticas pedagógicas coerentes com as demandas de um público-alvo que não tem tempo a perder. São sujeitos representantes de históricos processos de desigualdade social, mas que, a partir da escolarização, podem ter seu repertório intelectual valorizado e sua cidadania fortalecida.


PRINCÍPIOS

EQUIDADE

Princípio da equidade diz respeito à distribuição específica dos componentes curriculares da EJA nos diferentes níveis de ensino, garantindo uma formação igualitária. Que os educandos da EJA tenham acesso aos mesmos conhecimentos que os demais estudantes, restabelecendo a igualdade de direitos e oportunidades no contexto do direito à educação.

DIFERENÇA

O princípio da diferença destaca o reconhecimento da identidade única dos jovens e adultos em seu processo formativo, valorizando o desenvolvimento individual, seus conhecimentos e seus valores. Os conhecimentos científicos devem ser transmitidos considerando as diversas formas de aprendizado dos educandos, utilizando metodologias adaptadas às diferentes faixas etárias.

PROPORCIONALIDADE

O princípio da proporcionalidade busca criar espaços e tempos nos quais as práticas pedagógicas garantam uma identidade formativa comum aos demais participantes da escolarização básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2º TRIMESTRE - BREVE HISTÓRICO DA EJA NO BRASIL

  Histórico da EJA no Brasil Ao pensar a Educação de Jovens e Adultos, é preciso levar em consideração a trajetória histórica da modalidad...